Publicado em Diversos

[Resenha #12mesesdepoe] • A Queda da Casa de Usher | De Olho Na Estante]

E aí pessoal! Estou imensamente feliz em dar início ao projeto #12mesesdepoe 2017 aqui no canal! Isso mesmo, o desafio criado pela Anna Costa ano passado tem sua versão 2.0 em mais um ano à todo vapor! O diferencial agora é que leremos a cada mês do ano, não só um conto, mas também um poema do Poe. Começando então pelo conto A Queda da Casa de Usher, mergulhamos em uma atmosfera gótica e sombria, em que Poe nos apresenta o temor pelo desconhecido como um inimigo à espreita, sempre presente, mas que só se faz perceber no momento final.


A Queda da Casa de Usher foi o primeiro conto que li dele, e desde o momento em que meus olhos focaram o brilhantismo de sua narrativa, me apaixonei perdidamente pelo autor. Sempre amei toda e qualquer coisa que se relacionasse com o gênero do terror, e quando me vi imerso naquela trama gótica, cheia de elementos assombrosos e psicóticos, que trabalham temáticas de loucura e morte, simplesmente fiquei fascinado.

O conto que me marcou profundamente e me fez apaixonar pelo mestre do terror irá nos contar a história de um narrador sem nome (novidade haahah, para quem conhece Poe sabe do quanto isso é comum!) que vai visitar um velho amigo chamado Roderick Usher, após ter recebido uma carta sua descrevendo a peculiar doença que o acometia.

É então que nosso narrador parte a caminho da casa de Usher, atravessando cenários macabros e um tanto mórbidos que tanto o angustiam; porém, o que mais lhe choca é a própria mansão, que possui imensas rachaduras que se estendem  desde o telhado até um lago à frente.

Após chegar na casa, seu amigo de infância lhe conta mais sobre a misteriosa doença que o atacou e a toda a sua família: uma espécie de estresse psicológico, que mescla elementos de hipersensibilidade, ansiedade e hipocondria. Usher vive com sua irmã, Lady Madeline Usher, que sofre ainda de catalepsia, a qual permanece aparentemente morta por períodos que podem variar de horas a até semanas.

Certo dia porém Lady Usher acaba morrendo, e durante esse período coisas estranhas começam a acontecer naquela residência: sem um motivo aparente, o narrador e seu amigo tornam-se muito agitados, estranhos barulhos passam a ser ouvidos por todos os lugares, e o limite da sanidade começa a ser testado. Mal eles sabiam o que estava acontecendo e o que lhes aconteceria depois, coisas que permaneceriam inexplicáveis… para sempre.

Poe aqui nos leva em uma misteriosa trama em que são abordadas temáticas muito interessantes e curiosas acerca do psicológico dos personagens. O conto, que se apresenta em um tom premonitório e macabro, sem dúvidas é um dos mais incríveis do autor; além disso, a própria ambientação da história, sombria e opressora, consegue prender o leitor em um verdadeiro misto de ansiedade, medo e pesar, explicitados em inúmeros instantes ao longo da história.

Nota: ★★★★★★★★★★ (10/10 estrelas)

Anúncios

Autor:

Um leitor compulsivo, viciado em livros de terror, ficção e fantasia, além de fã maluco de Game of Thrones. Esse blog surgiu de um desejo antigo de compartilhar sempre que possível, um pedacinho desse incrível universo literário que nos cerca, então... seja bem vindo!

2 comentários em “[Resenha #12mesesdepoe] • A Queda da Casa de Usher | De Olho Na Estante]

  1. Eu não sou uma especialista no famigerado Poe e muito menos uma entusiasta do tema e abordagem, mas sou fã da escrita dele que de tão envolvente chega a te fazer ‘entrar’ realmente na trama. É sensacional. Parece que os escritores desse tema mais “trevoso” haha tem de ter essa habilidade, já que é assim que vai prender a atenção do leitor.
    Eu adorei a resenha e muito mais do conto, quem sabe não mergulho nesse universo dia desses?! Enfim, parabéns 😀

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigadoo!! 😆
      Poe é um de meus escritores favoritos e é realmente incrível sua capacidade de tornar o universo de suas histórias tão próximos e reais (por mais macabro que possa ser hahah)! Você fica imerso naquele mundo e toda sua atenção fica ali, presa!
      Mas leia mais sim, a sensação é muito boa haha! Beijão 😘

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s