Publicado em Últimas Resenhas

[Resenha] – Escuridão Total Sem Estrelas, de Stephen King | De Olho Na Estante

Na ausência de luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas.

E aí pessoal, hoje falaremos um pouco sobre Escuridão Total Sem Estrelas, uma das mais incríveis antologias que já li em toda a minha vida. Trabalhando durante todo o livro com uma narrativa forte e pesada, King nos mostra cenas totalmente chocantes, nos fazendo enxergar e perceber o quão inquietante e tenebroso o mundo a nossa volta pode ser.


O livro é composto por quatro contos, marcados sobretudo, por uma ambientação constantemente sombria e instigante. Algo que me chamou bastante a atenção desde o início do livro, foi que todas as estórias possuem uma íntima ligação com o nosso mundo; parece que King a toda hora quer nos mostrar que tudo o que ocorre na trama é perfeitamente possível de acontecer conosco, mostrando explicitamente, por exemplo, o quão gananciosos, inteligentes, vingativos e brutais podemos ser, mediante uma situação de risco. Um livro que prova que não conhecemos ninguém direito, nem nós mesmos…

1922

king051922A

Wilfred Leland James é um comum agricultor que vive em um rancho no interior do estado de Nebrasca, com seu filho Henry e a esposa Arlette.

Suas vidas sempre foram um tanto conturbadas, principalmente porque a mulher nunca gostou da vida na fazenda, querendo sempre vender as propriedades por dinheiro.

Porém, tais brigas iam se intensificando e um sentimento de ódio ia crescendo dentro de Wilfred. Certo dia, após outra discussão com a esposa ele decidiu que era hora de por seu plano em prática e envolve intencionalmente seu filho de 14 anos nessa macabra maquinação. O que ele não esperava, no entanto, eram as terríveis consequências de seu ato premeditado.

1922 é simplesmente inacreditável, nunca que eu imaginaria que a estória tomasse o rumo que tomou; e dentre todos os atos de manipulação e loucura presentes no livro, uma das coisas mais me chocou foi a figura o garoto, principalmente na construção e transformação de sua personalidade.

Gigante do Volante

kingbigdriver

Brutal e arrepiante, o segundo conto do livro nos apresenta a Tess Jean, uma autora de livros de mistério e palestrante de alguns eventos. Vivendo sozinha, apenas com seu gato Fritzy, ela vem juntando a alguns anos um montante do dinheiro arrecadado com a venda de seus livros para seu fundo de investimento.

Tess é então convidada por uma bibliotecária para realizar uma palestra em um evento que ocorreria na cidade de Chicopee, em Massachusetts. Não recusando o convite, ela responde afirmativamente a Ramona Norville, a organizadora.

O evento no entanto se estende e termina tarde da noite, e Ramona indica uma rota alternativa para Tess, lhe explicando que se fosse por ali chegaria mais rapidamente em casa. Tess não aprova imediatamente a ideia da mulher, já que o caminho recomendado era desconhecido para ela, mas como Ramona havia se mostrado tão amigável ela decide ir por ali.

Já na metade do caminho os pneus de seu carro são furados por estranhos pregos espalhados pela estrada, o que acaba atrasando ainda mais sua viajem de volta para casa. Eis então que aparece um misterioso motorista em uma Pickup, que encosta e se oferece para ajudar na troca dos pneus.

O que ela sabia. Era um homem gigante e estranho, que se oferecera para lhe ajudar em uma troca de pneus. O que ela não sabia. Esse homem tinha muito mais a ver com os pregos e com a rota sinistra do que poderia imaginar. Uma pena que ela soube disso tarde demais…

Extensão Justa

kingfairextension

É realmente difícil avaliar dentre quatro contos macabros, o mais psicótico; porém na minha opinião este é o que leva o prêmio. Em Extensão Justa temos Dave Streeter, um homem que está com câncer e durante um passeio conhece um vendedor, que diferentemente de outros não vende utensílios, objetos de decoração, entre outros, e sim o que ele chama de extensões.

Para aqueles que são baixos, ele vende uma extensão de altura, para os que não tem dinheiro, ele vende uma extensão de crédito. E para o senhor Streeter ele tinha uma extensão especial, uma extensão de vida, que prolongaria seu tempo na Terra de 15 a 20 anos.

Porém, o preço seria bastante alto. Ele teria que escolher alguém para transferir o mal, em outras palavras, passar para outra pessoa, tudo o que estava determinado para acontecer em sua vida. E se você pensa que o câncer era tudo, bom, você está completamente enganado…

Este conto embora curto consegue mostrar para o leitor o quão cruel pode ser uma pessoa, não pensando em nada ou ninguém, apenas em seu benefício próprio; sendo capaz ainda de presenciar tudo, se deliciando com cada atrocidade que ocorre. Desde que terminei de ler, não consigo pensar em outra coisa!!

Um Bom Casamento

kingagoodmarriage

E fechando o livro com chave de ouro temos Um Bom Casamento. Aqui conhecemos Darcy Anderson, uma excelente mulher, e dona de casa, com um sólido relacionamento de 27 anos com seu marido Bob.

Certo dia, ela vai até a garagem do marido e sem querer descobre, ao acabar chutando a parede, um inusitado buraco. Ali ela acaba descobrindo uma misteriosa caixa — que aparentemente havia sido escondida — e ao abrir encontrou alguns documentos de uma mulher chamada Marjorie Duvall.

Darcy não conhecia e nem tinha ouvido falar de nenhuma mulher com aquele nome, e não entendendo o motivo de o marido ter escondido aquilo dela, decide procurar pela mulher na internet.

Após uma rápida busca, sua surpresa dá lugar ao espanto, pois Marjorie Duvall era o nome de uma moça que havia sido morta por Serial Killer chamado Beadie, sendo de acordo com a polícia sua 11ª vítima.

Desesperada e atordoada, Darcy começa a pensar no que fazer a respeito disso, mal sabendo o risco que corria e com quem ela estava se metendo.

Para mim uma mensagem que ficou bastante clara neste conto, foi a de que não conhecemos e nem nunca conheceremos ninguém realmente. E por mais que na hora da leitura você não perceba, isso é realmente assustador. Por mais tempo que você viva com a pessoa, ou ache que a conheça totalmente, há sempre um detalhe ou um segredo que não conhecemos. Não sendo impossível que tal “segredinho” mude completamente as nossas vidas.


Para mim este é o melhor livro de contos que já li do King. São quatro estórias fantásticas, bizarras e angustiantes que todos deveriam ler. As temáticas e ideias abordadas durante cada narrativa são geniais e como você deve ter percebido, dignas de tirar o fôlego. E para aqueles receosos de “livros de contos” posso lhe garantir que embora relativamente curtas, as histórias não perdem nem um pouco do incrível jeito do excelente contador de histórias que Stephen King é.

Nota: 10/10

Anúncios

Autor:

Apaixonado por livros de Terror, Ficção e Fantasia, e muito fã de Game of Thrones #DominGOT! Esse blog surgiu de um desejo antigo de compartilhar sempre que possível, um pedacinho desse incrível universo literário que nos cerca, então... seja bem-vindo!! 📖📚

4 comentários em “[Resenha] – Escuridão Total Sem Estrelas, de Stephen King | De Olho Na Estante

  1. Apesar de reconhecer que o King é um cara incrível, nunca dei a devida atenção aos contos dele. Isso é uma estupidez sem tamanho, eu sei. No final, foi bom ler essa resenha, porque me motivou bastante a comprar esse livro e dar a devida oportunidade a mais alguns trabalhos magníficos do Rei.

    Valeu pela dica e parabéns pela ótima resenha. 😀

    Curtido por 1 pessoa

    1. Valeu cara!
      Na minha opinião King é um dos poucos autores que tem a habilidade de envolver realmente seu leitor, e acredito que ele se utiliza muitas das vezes de seus contos como uma plataforma para um (mais) rápido diálogo.
      Com isso, posso te dizer que não se arrependerá, em nenhum aspecto, de mergulhar ainda mais no universo do Rei!
      Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s