Publicado em Últimas Resenhas

[Resenha] – Celephaïs, de H.P. Lovecraft 🎃👿👹👻 | De Olho Na Estante

E aí pessoal, hoje nós vamos falar um pouco do fantástico conto Celephaïs de H.P. Lovecraft. Escrito no início de Novembro de 1920 e publicado no The Rainbow dois anos depois, ele vai te levar bem mais profundamente ao Dream Cycle de Lovecraft; um mundo que pode ser tanto magnífico quanto hediondo…

“Em um sonho Kuranes viu a cidade no vale, e o litoral além, e o pico nevado elevando-se sobre o mar, e as galeras pintadas com cores festivas que saíam do porto em busca de regiões distantes onde o mar encontra o céu. Foi num sonho também que recebeu o nome de Kuranes…”

Celephäis é o nome de uma cidade onírica criada por Kuranes, um homem de meia idade que se sente a parte da sociedade londrina, onde seu modo de pensar e agir era diferente do das outras pessoas, e que por isso preferia viver no mundo dos sonhos que no mundo real.
Muito frequentemente Kuranes tinha estado a sonhar com a casa onde havia nascido, da qual ele fugia às ocultas no meio da noite em direção a um velho vilarejo. Em meio às andanças dos sonhos ele era conduzido como que por impulso a uma viela que o levava como um portal a um mundo, que posteriormente perceberia que se tratara de Celephaïs, localizada no Vale de Ooth-Nargai, para além das Colinas Tanarianas.

Não seria a primeira que Kuranes viajava por essa cidade: a muito tempo atrás enquanto criança ele velejara pelas galeras e explorara cada canto daquele imenso universo.
Vale ressaltar que em Celephaïs o tempo se desenvolve diferentemente do mundo “acordado”, ou seja, Kuranes poderia passar semanas e meses lá, enquanto que no mundo real não haveria passado nem o tempo de uma noite de sono.
Certo dia, Kuranes decidiu explorar os limites daquele magnífico mundo, mas foi surpreendido ao acordar repentinamente sozinho, em seu sótão, no seu velho mundo a parte e sem metas. Durante meses ele andou procurando a bela cidade onírica, aquela onde o tempo não passa, até que enfim a plenitude lhe alcançou…


Observação: Para quem ainda não sabe, o Ciclo dos Sonhos é um conjunto de histórias que retratam uma realidade alternativa que pode ser acessada pelos mortais através dos sonhos. Celephaïs é uma cidade onírica pertencente às histórias do Dream Cycle e que é caracterizada pela magnanimidade e extrema beleza.


 

Bom, antes de encerrar o post gostaria de dizer que irei disponibilizar a versão original desse conto aqui no blog, ela estará em inglês mas espero que gostem! Assim que conseguir traduzir publico aqui também!! 😉

 

Anúncios

Autor:

Um leitor compulsivo, viciado em livros de terror, ficção e fantasia, além de fã maluco de Game of Thrones. Esse blog surgiu de um desejo antigo de compartilhar sempre que possível, um pedacinho desse incrível universo literário que nos cerca, então... seja bem vindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s