Publicado em Últimas Resenhas

[RESENHA] – Caixa de Pássaros, do Josh Melerman | De Olho Na Estante

E aí pessoal, hoje nós vamos conversar sobre o livro Caixa de Pássaros do Josh Malerman que foi publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca.

Abra os olhos e morra.
Olhe pela janela e morra.
Saia de casa e poderá nunca mais voltar.

Opinião: Essa é a ideia de Caixa de Pássaros, uma trama inteligente que com elementos de ficção e suspense conseguem criar a ambientação perfeita para um cenário pós apocalíptico em que pessoas lutam a todo custo para se manterem vivas. Em seu primeiro trabalho Josh Malerman conseguiu retratar o dilema daqueles que se vêem presos a um mundo sem esperanças, capaz de atormentá-los e de lhes roubar a única coisa que ainda resta… a vida.


Esse livro é dividido em duas partes, em uma alternância do tempo. Uma delas é o presente, onde encontramos Melorie e seus dois filhos tentando fugir de uma velha cabana (para um lugar, que num primeiro momento não nos é especificado); a outra é o passado, que conta como tudo aconteceu, detalhando todo o desenrolar da história.

Tudo começou com estranhas notícias que circulavam na internet e na televisão. Pessoas que enlouqueciam e matavam as outras para logo em seguida se suicidar. Eram até então poucos casos, mas que logo foram tomando proporções assustadoras. Um homem que viajava de carona num caminhão pediu para o amigo que parasse o carro e em seguida lhe atacou, arrancando seus lábios com as próprias unhas antes de se matar. Uma mãe aparentemente normal, conhecida por todos na vizinhança, enterra seus filhos vivos no jardim de casa e em seguida dá um fim a própria vida. Tudo começou na Rússia, logo se espalhando para o mundo inteiro.

É em meio a toda essa confusão que conhecemos Melorie, ela como muitas outras pessoas era uma cética que se recusava a acreditar em tudo que estava acontecendo, porém só percebeu que aquilo estava ficando realmente sério quando noticiários da televisão que agora faziam coberturas o dia inteiro sobre o que chamavam de Relatório Rússia, avisavam que essa loucura era provocada por alguma coisa (não se sabia o que era, uma criatura, um espírito) que as pessoas viam; e o pior de tudo, já haviam casos confirmados desse fenômeno em diversas partes dos Estados Unidos.

Uma onde de desespero invade Melorie e assim como milhares de pessoas ela começa a tapar as janelas com grossos cobertores, tábuas e passa a evitar sair de casa. Durante esse período ela descobre que está grávida e isso acaba por abalá-la profundamente.  Posteriores acontecimentos acabam mudando sua vida de uma forma terrível e a levam para um mundo de poucos recursos onde por exemplo, ir pegar água no poço ao lado de casa é uma travessia mortal.

Durante toda a história, podemos sentir o imenso estresse psicológico a qual os personagens passam; parece que mergulhamos nesse obscuro mundo e sentimos o medo, a aflição e a angústia junto com eles. Em alguns momentos você se pergunta se você sobreviveria a tudo aquilo; passar anos e anos sem ver a luz do dia e com a ameaça constante de uma criatura que se você ver… morre.

O autor nos possibilita entender o universo dos personagens, suas atitudes, que as vezes podem parecer egoístas ou humanitárias demais mas que são “normais” sob as condições de estresse a qual eles estão passando. Fugindo de um mundo terrível em que não se pode confiar em nada ou em ninguém, simples divergências de ideias acabam por arrebentar o fino fio da sanidade e dar início a uma loucura desenfreada.


Se você já leu ou ficou com vontade de ler, comente, é sempre bom ouvir vocês. Sua participação é muito importante!! Gostaria de dizer também que criamos uma Página no Facebook Oficial do blog, acesse aqui (Página do Facebook Oficial). Pra quem está no Computador ou Notebook há no canto direito lá em cima um box com a página do Facebook e para quem está no celular está lá no final da página. Curta, Comente e Compartilhe e obrigado!!!

Valeu pessoal!! Até mais!!! 😉

Anúncios

Autor:

Um leitor compulsivo, viciado em livros de terror, ficção e fantasia, além de fã maluco de Game of Thrones. Esse blog surgiu de um desejo antigo de compartilhar sempre que possível, um pedacinho desse incrível universo literário que nos cerca, então... seja bem vindo!

5 comentários em “[RESENHA] – Caixa de Pássaros, do Josh Melerman | De Olho Na Estante

  1. Esse livro simplesmente me deixou apaixonada! Eu lia os capítulos com tanta facilidade que quando não já estava terminando o livro. Caixa de Pássaros tem um jeito de nos deixar curiosos, prendendo nossa atenção às suas páginas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Já li e adorei. Foi um dos melhores livros que li neste ano. Acredito que a pessoa tem que ter uma sensibilidade para interpretar o final do livro. Eu fiquei um tempo refletindo o que poderia significar aquele final… Rsrs ( sou dessas). 📚❤️😊

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s