Publicado em Últimas Resenhas

[RESENHA] – O Demonologista, do Andrew Pyper | De Olho Na Estante

Milhões de criaturas espirituais andam na Terra

Invisíveis, tanto quando estamos acordados

como quando dormimos

John Milton

Paraíso Perdido

E aí pessoal, hoje vamos falar um pouquinho sobre o livro O Demonologista do Andrew Pyper, publicado aqui no Brasil pela editora DarksideBooks.

Opinião: Bom, uma coisa que me fez amar esse livro foi ele explorar uma temática tão conhecida por nós, a de demônios e possessões (seja em livros ou em filmes de terror), mas de uma forma tão inteligente que leva o leitor a pensar nos reais limites da vida, no que é possível ou impossível, se tudo aquilo que nós vemos ou pensamos ver é real e pode acontecer conosco. Uma brilhante trama que permeia os sentimentos de amor e ódio e beiram a loucura. Sim, esse é O Demonologista.

O livro conta a história do renomado professor David Ullman, especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã, ele tem um enorme interesse pela obra de John Milton chamada Paraíso perdido e realiza estudos e trabalhos em cima dela. Apesar de David explorar essas temáticas religiosas ele é ateu e não acredita em nada do que estuda. Tudo em sua vida começa a mudar quando ele recebe a visita de uma estranha mulher que o procura pelos seus conhecimentos de demonologia, (embora o próprio David não se considere um demonologista) para entender um caso, um fenômeno em Veneza. Ela se recusa a explicar mais que isso, porém lhe oferece uma grande quantia em dinheiro, além de todas as despesas da viajem pagas, caso ele aceite a proposta. De imediato ele não aceita e vai embora.

Devido a conflitos com a mulher e um início de divórcio o professor pensa um pouco mais a respeito da proposta da misteriosa mulher e decide que vai sim a Veneza, só que junto com sua filha de 12 anos, Tess. David acha que esse período de viajem vai ser produtivo pois além de esquecer um pouco o estresse cotidiano poderá dar um pouco mais de atenção à menina.

Ao chegar à Veneza ele e Tess vão direto para o hotel e no caminho vão se encantando com a cidade vendo as belas construções da cidade, os belos rios e museus. Mesmo sem saber direito o que ele iria fazer lá, David pega o endereço do local que a mulher lhe havia dado. Chagando lá ele se depara com uma casa aparentemente normal mas com aquele modelo arquitetônico de Veneza. Um homem que aparenta ser um médico lhe recebe, lhe dá uma câmera e lhe envia a um cômodo totalmente escuro. Lá David presencia um fenômeno aterrorizante e com isso volta imediatamente ao hotel. Diversas coisas pairam sobre sua cabeça, ele fica meio sem entender direito se ele realmente viu o que viu. Mas é ao chegar no hotel que tudo o que ele sempre desejou que não acontecesse acontece, sua filha Tess, sofre um terrível acidente, ela cai do terraço do prédio num canal que passa logo abaixo, ela é dada como desaparecida e aparentemente como morta.

Transtornado, ele volta para sua cidade e começa a perceber detalhes implícitos na obra de Milton, Paraíso Perdido, que remetem aos acontecimentos pelo qual ele tem passado. David começa a perceber que todo seu ceticismo e descrença religiosa eram de certo modo infundados e com isso passa a mudar sua forma de agir e pensar. Ele começa a realizar novos estudos sobre o Paraíso Perdido e aterrorizado ele entra em uma emocionante busca para tentar salvar a vida de sua filha do Inferno.

Ao longo do livro há diversas passagens que irão dar arrepios ao leitor, momentos em que você vai olhar de um lado para o outro para conferir se está sozinho. Nessa fantástica narrativa David terá que enfrentar seus priores medos, as piores emoções e as piores decisões, tanto para salvar sua filha quanto para fazer o que é realmente certo. A partir de todo o seu conhecimento de vida, seus estudos e a grande obra O Paraíso Perdido ele vai ter que decifrar cada mínimo detalhe dessa incansável luta contra o Diabo. O mesmo que irá atormentar-lo a toda hora para fazê-lo desistir  de sua filha e realizar seu desejo (aliás, esse foi todo o objetivo do chamado de David à Veneza, realizar um desejo do Diabo).


Em relação à edição do livro eu não tenho nem o que comentar, o trabalho da Editora DarksideBooks é sempre impecável. O livro é em capa dura e possui uma capa que traz um aspecto de livro antigo (bem correlacionado à próprio história do livro), ele tem lindas artes internas e possui um marca páginas de cetim.

wpid-img_20150902_154546637.jpg

A lombada do livro tem esse aspecto de antigo, que parece um livro que foi se degradando ao longo dos anos. Eu achei isso brilhante.

wpid-img_20150902_154618249.jpg

wpid-img_20150902_154650940.jpgVale ressaltar que ao longo do livro há diversas notas de rodapé, pois há constantes citações das obras de Milton e algumas informações sobre locais, cultura entre outros, que deixariam o leitor confuso; desse modo há um enorme ganho de conhecimento e a leitura flui bem mais facilmente.

Muitos podem pensar que na trama haverão diversos demônios, pessoas possuídas e tudo mais, porém, não é bem assim. Claro que há demônios, só que de uma forma um pouco diferente da que conhecemos. Não quero falar muito sobre isso porque acho que vocês devem ler e descobrir, vai ser muito mais apavorante!

Pessoal, bom eu gostaria de dizer que foi criada uma página no facebook, lá nós vamos constantemente atualizar todos os acontecimentos do blog. Acessem a página aqui nesse link:

Acessem Nossa Página Do Facebook

Curtam e compartilhem, dessa forma estarão nos ajudando MUITO. Obrigado!!!!!

Bom, eu espero que vocês tenham gostado da resenha. Já, já eu volto com mais algumas do forno, haha. Um abraço, até mais.  😉

Anúncios

Autor:

Um leitor compulsivo, viciado em livros de terror, ficção e fantasia, além de fã maluco de Game of Thrones. Esse blog surgiu de um desejo antigo de compartilhar sempre que possível, um pedacinho desse incrível universo literário que nos cerca, então... seja bem vindo!

2 comentários em “[RESENHA] – O Demonologista, do Andrew Pyper | De Olho Na Estante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s