Publicado em Últimas Resenhas

Resenha do livro – Extraordinário de R.J. Palacio

E aí pessoal, hoje iremos conversar sobre Extraordinário, um livro tocante e profundo que aborda questões como bullying, aceitação, amor e superação e nos ensina que, acima de tudo, devemos amar a nós mesmos e lutar para construir um mundo melhor.


No livro de R.J. Palacio nos encontramos com August Pullman, ou melhor dizendo… só Auggie, um jovem menino que sofre de uma síndrome genética que lhe causa uma severa deformidade facial. Ao longo dos capítulos do livro somos levados através das aventuras e desventuras em seu dia a dia, em uma narrativa envolvente e suave que explora a fundo seus personagens e nos transmite uma naturalidade quase mágica.

Conforme avançamos na trama, visualizamos o seguinte panorama: de um lado temos Auggie, que com todas as suas complicações e empecilhos luta para viver como um garoto normal da sua idade, e do outro, crianças e adultos, que de modo preconceituoso, o excluem do meio social apenas por ser diferente. Acompanhamos gradativamente a família e os únicos amigos que o menino possui e nos impressionamos com a bondade pureza de seu coração que abraça e acolhe aqueles que querem fazer o bem.

Algo que me chamou bastante a atenção no livro foi o modo como a narrativa transcorre; pois a fluidez com que os capítulos vão passando nos deixam cada vez mais interessados pela história.

Extraordinário é ao mesmo um tempo uma obra bela e triste, pois consegue nos passar de modo extremamente delicado e bonito uma realidade que muitas vezes é negligenciada… aquela que fundamenta o preconceito; mas que ensina diversos valores como respeito, compaixão e humanidade.

A jornada do menino começa propriamente quando os pais decidem o colocar na escola, pois agora com 10 anos, não podem mais ficar ensinando lições apenas dentro de casa. Num primeiro momento August se torna relutante e argumenta que os alunos não gostariam dele, mas com a insistência dos pais, ele logo os dá uma chance.

Infelizmente os piores medos medos de August se tornam realidade. Não que ele já não esperasse tudo aquilo, mas os olhares tordos e a ignorância machucam mais de que podemos imaginar.

Diversos acontecimentos permeiam a história, porém o que torna este livro realmente brilhante é o fato de que é trazido pra realidade do leitor a valorização da vida: que muitos se queixam por razões egocêntricas e que são tão “pequenas” perante as reais dificuldades passadas por outros; trazendo assim uma espécie de auto reflexão para aquele que o está lendo…

Extraordinário é uma obra que mescla crítica e humor de uma forma fluida e gentil, que vai te conquistar logo no primeiro parágrafo!

Um abraço e até logo!! 😎😘🙌

Anúncios

Um comentário em “Resenha do livro – Extraordinário de R.J. Palacio

  1. Quando eu li o livro, eu senti uma tremenda decepção. O motivo foram as sete narrações (se eu não em engano, são sete) eram IGUAIS 😦

    A intenção do livro é ótima e os mirins são muito maduros, eu realmente não lembro de quando eu havia 10 anos, não sei se eu era tão madura! A Summer é um amor de madura…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s